Vou estar falando um pouco sobre o meu TCC
que estou desenvolvendo em Java3D e minhas
experiencias com ela.
Primeiro,foi até simples o entendimento de como trabalha o Java3D
Mas antes de mais nada vamos falar um pouco sobre o que é Java3D
antes de partir pro pesado....
Confesso que tive um pouco de problemas no começo pra programar em Java3d mas percebi que ele é bem alto nivel ,onde você não precisa de muito trabalho para fazer algo relativamente simples.
Como ja me disseram,quando estava indeciso em qual API usar, Java3D puramente ou incluir o OpenGL ,sendo que o OpenGL tem um qualidade de imagem muito boa mas muita coisa deve ser implementada na mão , e vendo tudo isso decidi usar Java3d
A figura ao lado (ou quase ;] ) detalha um pouco a estrutura de como funciona a API ,sendo que temos na raiz da árvore um nó chamado SimpleUniverse, que da a base para o funcionamento de tudo, Temos o Locale que ... , sinceramente nunca cheguei a mexer nesta parte, e mais abaixo BranchGroup ou TransformGroup, no Branchgroup que colocamos a parte de Geometria,Iluminação ,Som (nunca cheguei a forma como é implementada), Aparencia e Behaviors(Comportamento, ou simplismente como ele faz a interação,falarei um pouco depois em um post futuro ), e No TransformGroup colocamos a orientação,movimentação e outras coisas relacionadas ao movimento.
Mais abaixo temos o nodo Leaf, que pode ser qualquer coisa (Branchgroup,TransformGroup, ou um Shape3D.
No ramo da Viewplataform,Temos outros nodos que pra mim não foram relevantes pois nunca cheguei a necessitar mexer com eles,A viewplataform vc pode definir paramentros para sua câmera ,como Behaviors,Posicionamento e orientação.
Eu cheguei neste nivel ,pois implementei uma classe que me da uma solução para transformações
e implementei um nivel de camera primeira pessoa,respondendo a comandos do teclado.
Ps: Vi certas classes prontas dentro da API java3d mas preferi fazer as minhas pois a gente aprende um pouco e ve como funciona as outras.
Bom isso é tudo por Hoje.
Sugestões e Duvidas?
marcel.nagm@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário